quinta-feira, 16 de junho de 2011

Internetês, uma ameaça à língua portuguesa?

Entre tantos dialetos e tipos de linguagens culturais, não poderia faltar a da internet, o Internetês. Sendo aderido na sua maioria por jovens entre 8 a 17 anos, esse tipo de linguagem digital desde o ano de 1993 onde foi seu período inicial pelo IRC, só tem aumentado cada vez mais. Hoje em dia o Internetês não é tão utilizado como nos anos anteriores, muitas pessoas observaram que isso estava sendo levado para o papel, e acabaram abandonando o vicio.
Presentes nas maiores redes sociais, sites e programas de bate-papo instantâneo, o seu acervo de palavras é menos utilizado hoje em dia, apenas as palavras mais simples e menos agressivas a língua portuguesa são utilizados ainda hoje. Com tantas abreviações criadas pelos usuários, e atropelos de acentuação, foi visto também a utilização de palavras erradas, onde os usuários digitavam não intencionalmente ou intencionalmente, que acabaram criando isso como um grande grupo de pessoas que de alguma forma acham ‘legal’ ou ‘diferente’, expandindo essa linguagem para os campos fora da internet, como Redações, Documentos, Carta Postal, Trabalhos Acadêmicos, etc.
As mensagens em SMS também possuem grande intensidade de utilização dessa linguagem, por conta de ser 140 Caracteres por mensagem, o Remetente da mensagem, reduz as palavras ao máximo para poder caber em 140 Caracteres, caso ele passe esse limite, conta como duas mensagens e assim respectivamente. Isso pode ser também bem visto no Twitter, onde também se utiliza 140 Caracteres, e é uma ferramenta de informação rápida em poucos caracteres, observando também que a quantidade de erros ortográficos é bem menor. Por conta desses e outros motivos é utilizado essas abreviações e criação de novas palavras na internet.
Podemos observar também a utilização de caracteres para expressar uma emoção, os famosos emoticons. Como não estamos vendo a outra pessoa pelo bate papo, o emoticon já ajuda ao receptor interpretar de que forma aquela mensagem foi dita. Uma simples alteração de como digitamos as mensagens, já pode mudar todo o rumo de sua interpretação, como no caso do CAPSLOCK, se alguém FALA COM O CAPSLOCK ATIVADO, já passa a parecer que ela está gritando ou falando alto. Através da Fonética, risadas também são formas demonstrar sua emoção, como por exemplo: kkkkkk, rs, haha, hehe, hihi, HheaUEha, AHEUAEH, HAUAHUA, Kapoekaoe, etc. Temos diversas variações de risadas, algumas passam a sensação de ser mais animadas e outras até mesmo sagaz.
Não se sabe até que ponto podemos chegar com o avanço do Internetês, a inclusão digital vem aumentando cada vez mais diariamente, e com ela novas palavras a serem implementadas a isso que chamamos de Internetês.


Caio Jhonny

Nenhum comentário:

Postar um comentário