segunda-feira, 20 de junho de 2011

Artigo - Creative Commons



Seja criativa sem medo, colaboração com pessoas que você nem conhece. O criatieve commons é uma forma mais fácil de ajudar as pessoas a dizerem para o mundo que querem permitir alguns usos para suas obras.
O Creative commons é um projeto mundial, pouco conhecido e considerado um movimento inovador. A verdadeira essência do criative commons é permitir a difusão de obras as quais seus autores não se importam de ser compartilhadas, existem vários tipos de padrões de licenças. As licenças foram idealizadas para acompanhar as novas necessidades criadas pela internet e permitir a padronização de declarações de vontade dos respectivos autores, sendo assim existe a possibilidade de você escolher a licença que melhor se encaixe nos seus desejos de difundir seu conteúdo, se achar conveniente pode escolher mais de uma licença, sendo assim montando e deixando a sua obra compartilhada de uma forma que abranja todos os seus desejos de compartilhamento.
O Creative commos veio para complementar o direito autoral e não para competir, ele permite que você mantenha os direitos autorais da sua obra, assim protegendo-o em contra partida, permite ao mundo algumas formas de utilização da sua obra sobre algumas condições. Se o direito autoral é uma ferramenta que impede o uso do conteúdo, o creative commons libera o conteúdo com algumas ressalvas ou até mesmo nenhuma ressalva, sendo assim você pode usar todo o poder da internet para encontrar obras livres para compartilhar e construir em conjunto, você pode ser coautor com alguém que você nem conhece.
Tudo isso pode ser feito sem a necessidade de intermediários, sem precisar pedir autorização, pois ela já esta implícita no selo do creative commons. Nos tempos de hoje essa ferramenta trás facilidades para todo aquele que necessita de obras de outros autores, para certos fins, acabando com as duvidas do que é permitido ou não ser feito com as mesmas, colocando um ponto final na questão do receio ou ate mesmo o abandono de certos projetos, pelo medo de ser repreendido juridicamente de alguma forma, com isso os selos creative commons se torna essenciais para quem quer compartilhar e usufruir de conteúdos.

Carlos Augusto Gonzalez Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário