Em plena era de difusão digital é comum ferir a ética para chegar até a fama. Recordando conceitos, segundo o Moderno Dicionário da Lingua Portuguesa de Michaelis, Ética é :
1 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É ciência normativa que serve de base à filosofia prática.
2 Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão; (...) É. Social: parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
O ambiente cibernético também é um ambiente social, partindo do princípio que pessoas convivem e se relacionam nele. Todo convívio social depende de normas para que haja qualidade nas relações, e isso não exclui o ambiente virtual.
A importância da Ética na Web cresce à medida que aumenta o número de usuários. Essas normas alcançam desde sites jornalísticos a conversas online. Um bom exemplo disso é a veracidade da informação. Manipulação de fotos, resultados, notícias, são procedimentos muito comuns na internet. Porém tais práticas prejudicam a idoneidade das informações divulgadas, causando constrangimentos e até danos às pessoas envolvidas. Um exemplo recente foi a manipulação de uma foto em que o responsável afirmava se tratar do terrorista Osama Bin Laden morto. Logo foi mostrado que não passava de uma manipulação fotográfica.
Saindo do âmbito jornalístico e entrando nas redes sociais, foi criado um código de conduta especial para usuário da internet. É chamado de Netiqueta e consta em vários sites. É um conglomerado de pequenas regras que evitam possíveis conflitos virtuais, como por exemplo a forma de escrita em conversar virtuais.
Seguem algumas das regras:
- Escrever sempre com a letra maiúscula é o mesmo que gritar, logo é considerado errado;
- Mensagens longas demais, ou curtas e sequenciais são consideradas desagradáveis e devem ser evitadas;
- Seja sempre educado, evitando palavras de baixo calão. Lembre-se: Quem quer respeito, deve também respeitar;
- Evite ruídos na comunicação como, por exemplo, o excesso de imagens animadas em conversas online;
A busca pela fama instantânea é que leva muitas pessoas a desconsiderar as regras de convivência social. Exposição do corpo para ter mais amigos em redes sociais e desrespeito são apenas alguns pontos a serem mencionados. Recentemente um grupo de adolescente decidiu aumentar o número de seguidores no seu Twitter (um microblog onde o usuário tem 144 caracteres para expressar o que deseja). Através de um recurso chamado Twitcam, eles mantiveram relações sexuais ao vivo e online para quem quisesse assistir. Freqüentemente jogadores de futebol entram em conflito com torcedores, retribuindo ofensas, dessa formar buscam mais destaque na mídia.
É certo que a internet é um ambiente de livre expressão, mas toda e qualquer liberdade acaba quando começa o direito do outro. Saber respeitar esses detalhes infere em saber conviver em sociedade.
Priscilla Lins Brandão Arcanjo
Nenhum comentário:
Postar um comentário