quarta-feira, 22 de junho de 2011

COMUNIDADES VIRTUAIS E SOCIABILIDADE EM REDE – TENDÊNCIAS (PARTE 1)

As mudanças no comportamento da sociedade e a evolução tecnológica trazem consigo novas tendências para as comunidades virtuais e as interações em rede. Neste artigo dividido em 03 partes (1 por semana), estão listadas as principais mudanças que irão transformar a forma como nos comunicamos no ciberespaço.

1)    ADESÃO EM MASSA


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Segundo pesquisa divulgada na RAE-Eletrônica v. 7, n. 2 de 2008 – revista da Real Academia Española publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – o número de participantes nas comunidades virtuais crescerá significativamente. Essa adesão se dará de forma massificada, pois partirá de novas esferas sociais, geográficas e demográficas.


 2)    AUMENTO DO ENGAJAMENTO


                                                          Google Imagens



De acordo com a mesma revista, os participantes das comunidades virtuais terão uma postura mais ativa do que passiva. Isto levará a uma:
  • maior permanência de conexão – os brasileiros gastam atualmente em média 48 horas nas redes sociais;
  • maior freqüência de acessos – impulsionada principalmente pela popularização dos dispositivos móveis;
  • maior produção intelectual – os integrantes passarão a sugerir novas atividades antes não observadas.


   
 3)    AUMENTO DA SEGMENTAÇÃO


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As comunidades virtuais e redes sociais serão cada vez mais segmentadas. A saberia das multidões deverá dar lugar à sabedoria dos nichos e finches (subgrupos dos nichos). Estes grupos altamente segmentados passarão a serem definidos pelas já conhecidas características sócio-econômicas – profissão, classe social, rendimento; geográficas – localização física; e demográficas – idade, sexo, composição familiar, escolaridade; mas principalmente, pelos gostos, estilos de vida, valores e princípios – as chamadas características psicográficas e comportamentais

Esta tendência vem complementar uma outra já citada: a adesão em massa.  Ou seja, conforme o número de participantes for aumentando, estes subgrupos ganharão robustez e seus participantes irão automaticamente se reunirem em grupos cada vez menores, criando um sem-número de subgrupos altamente segmentados – são as chamadas segmentações de segmentos. 


Fábio Araújo

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