As licenças foram criadas com o intuito de padronizar a declaração de vontade do criador ao licenciamento da sua obra, seja ele qual for (textos, músicas, imagens, filmes e outros).
O processo é extremamente simples: em síntese, tudo o que você precisa fazer é aplicar o símbolo CC indicando qual a licença aplicável a sua obra.
1º Basta visitar o site oficial ou sua versão e procurar um link que trate de publicação.
2º Depois surgirá uma página onde você responderá um breve questionário para determinar o que pode e o que não pode ser feito com a sua obra. Você também pode incluir informações adicionais, como o formato de sua criação: áudio, vídeo, imagem, texto, etc. Terminada essa etapa, basta clicar em "Escolha uma Licença" ou em um botão equivalente. Isso fará com que um código-fonte que exibe uma figura declarativa da Creative Commons seja gerado para você incluí-lo em seu blog/site.
Existem alguns termos de uso para esse tipo de licença, citamos abaixo:
Você poderá copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de criar outras derivadas sob as seguintes condições:
- Atribuição: Obrigatoriamente deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Deve informar quem é o autor original da obra;
- Uso não comercial: Não poderá utilizar esta obra com finalidades comerciais, exemplo, para colocá-la em uma revista paga;
- Compartilhamento pela mesma licença: Se alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir o material resultante sob uma licença idêntica a esta.
O autor pode escolher a licença mais adequada aos seus interesses e a suas necessidades, combinando-a com outras licenças. Para assim disponibilizar a sua obra.
Equipe Creative Commons
É sempre bom divulgarmos a importância das Licenças Creative Commons. Em meu blog criei uns botões animados dessas licenças para uso em sites e blogs.
ResponderExcluirhttp://www.imagemturbo.com/2012/01/botoes-de-licencas-creative-commons.html
Dê uma conferida!