terça-feira, 21 de junho de 2011

Influência do Internetês

A internet é uma ferramenta em que se pode encontrar uma pluralidade de padrões, regras e estilos. Baseado nessa liberdade proporcionada existe uma forma de comunicação em chats e programas de bate-papo, totalmente diferente das normas do mundo não-virtual. É o que alguns estudiosos da gramática portuguesa chamam de Internetês, que é uma linguagem baseada na simplificação informal das expressões, com o intuito de dinamizar a comunicação.
Utilizando o internetês, você pode inventar palavras, emendá-las, se preocupando em “obedecer” somente a fonética das palavras. Também são utilizados emoticons para resumir informações ou demonstrar expressões que sentimos.
Vejamos alguns exemplos:



As novas formas de tecnologia em comunicação, além de alterar todos os nossos hábitos e costumes, agora pode vim a alterar nossa linguagem. Segundo Eduardo Martins, autor do Manual de Redação do jornal O Estado de S. Paulo, “o aprendizado da escrita depende da memória visual: muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar sua grafia. Se bombardeados por diferentes grafias, muitos jovens ainda em formação tenderão à dúvida.”
Arrisca-se a dizer isso porque muitos jovens em sala de aula já fazem suas anotações nesse modelo. Respondem nas provas do colégio com expressões como PQ, TBM, EH... e o que é pior, utilizam esta forma de escrita em provas de vestibulares e concursos.

Assim, passa a gerar nas pessoas, principalmente nos internautas de plantão, dúvidas em relação à autenticidade da escrita das palavras, normas gramaticais, fazendo com que textos sejam produzidos com graves erros de ortografia, de gramática entre outros...

Carina Valladares

Nenhum comentário:

Postar um comentário